terça-feira, 19 de julho de 2011

Ser psicoterapeuta

Esta minha reflexão, acontece, para permitir a partilha de algumas ideias.
Ser psicoterapeuta é a realização de um sonho.
Surgiu a partir do conhecimento do meu primeiro mestre nesta arte.
Vê-lo conduzir-me pelos labirintos das emoções e dos pensamentos, com uma mão segura e um coração terno,e pouco a pouco, restituir-me á vida, fez-me surgir o desejo: "É isto que eu quero fazer".
E a partir daí tem sido um bom caminho.
Voltar á faculdade, submeter-me ao processo didactico,  fazer várias outras formações complementares, em Portugal e no estrangeiro, procurar o estilo, desenvolver a escuta, e especialmente abrir o coração.
Nada disto fica pronto, tudo é feito e refeito muitas vezes, e cada pessoa que recebemos é um novo livro que se abre.
No entanto, é no nosso coração que a psicoterapia acontece.
É no abrir o espaço, no deixar entrar o diferente, na empatia que se sente, na palavra várias vezes pensada que finalmente se diz, no respeito, na aceitação, na confiança,  isto é no amor.
E depois ao aceitar no outro, o menos bonito, o mais estragado, a zanga, a maldade, e ao banhá-los com o balsamo da compaixão, é também em nós que tudo isto acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário